Blog

Últimas:

O Tabu do espaço branco no design

Autor:

Compartilhe:

Você, cliente, ao solicitar uma arte para um designer gráfico, possivelmente já se deparou com algum espaço em branco na peça. E, quando isso aconteceu, é provável que você tenha dito “nossa, essa parte aqui ficou muito vazia. A gente podia aproveitar pra colocar mais alguma informação.”

Como a área da comunicação está muito saturada e poluída visualmente, nós acabamos nos acostumando a lidar com um emaranhado de elementos e aceitando que isso é o que realmente funciona para a estratégia da sua empresa.

Na verdade, isso é um erro. Apesar de parecer estranho, esse espaço vazio psicologicamente agrega muito valor no projeto, se bem aplicado.

No desenvolvimento de uma peça gráfica, o espaço vazio, na verdade, entra como um elemento visual, mesmo não contendo absolutamente nenhuma informação. Eu sempre digo muito que “o branco também comunica”.

Ele, assim como a utilização de cores contrastantes e tamanho da tipografia, agrega um peso à arte, fazendo com que o interlocutor tenha um direcionamento em sua leitura.

Imagine uma folha em branco. Agora coloque um círculo de 1cm de diâmetro, no lado direito inferior da folha.

Ao observar, seus olhos diretamente vão em direção ao círculo. Quando fazemos uma estratégia no design, a gente pensa exatamente em traçar uma linha de leitura para que o cliente veja na ordem certa, todas as informações que queremos passar.

Usando o espaço vazio você também consegue transmitir um ar leve, sofisticado e moderno para as suas peças.

Livre-se desse preconceito. Ame o vazio, ele também tem seu preenchimento. 🙂

Patrícia Marques

Diretora de Arte da Emcomjunto

Deixe um comentário