Como será recrutar voluntários na pesquisa clínica durante os próximos anos? Ter participantes empoderados e estudos descentralizados pode enfim tornar processos cada vez mais ágeis na área?
Esses e outros assuntos fazem parte da quinta edição do Emcompilados, uma newsletter com notícias criado pelo time da EMCJ para você que quer ficar informado na sua área de atuação. Desta vez, o foco está na saúde e na pesquisa clínica com notícias recentes do setor. Confira logo abaixo e não se esqueça de se cadastrar em nosso site para receber a nossa newsletter e diversas novidades!
Futuro da pesquisa clínica: como será recrutar voluntários daqui para frente?
Não é segredo para ninguém que a busca por vacinas contra a Covid-19 impactou diretamente o setor da pesquisa clínica levando visibilidade e clareza para a área com relação ao público geral. Muitos ouviram falar do termo pesquisa clínica pela primeira vez e isso despertou a curiosidade da população. E agora… o que vem por aí na pesquisa clínica?
Esta análise busca entender os atuais problemas do setor em termos de tempo e processos, sugerindo soluções as questões levantadas que podem mudar tanto a percepção dos voluntários como o próprio perfil das pesquisas clínicas a serem conduzidas daqui para frente. Quer saber mais? Leia a matéria completa clicando aqui!
Pesquisa clínica gera efeito bilionário na economia brasileira, revela levantamento da Interfarma
De acordo com o estudo “A importância da Pesquisa Clínica para o Brasil” produzido pela Interfarma em parceria com IQVIA, Aliança Pesquisa Clínica Brasil e ABRACRO, a pesquisa clínica tem papel extremamente fundamental na economia brasileira.
O levantamento aponta que características como a extensão e a heterogeneidade de sua população podem fazer o país se tornar uma das grandes potências do mundo no setor, caso atinja o seu potencial. Isso, consequentemente, atrai investimentos que podem girar em torno de R$ 5 bilhões. Ficou interessado? Leia a matéria completa clicando aqui!
Como imunizantes contra Covid-19 podem alavancar vacinas que combatem câncer
A corrida por uma vacina contra a Covid-19 continua gerando reverberações no mundo da medicina e da pesquisa clínica. Especialistas na tecnologia de RNA avaliam que as conquistas científicas da pandemia possuem o potencial de impulsionar também tratamentos contra o câncer por meio de vacinas. Afinal, os primeiros imunizantes com tecnologia do RNA mensageiro a serem aprovados para uso em humanos foram para o coronavírus e isso abre diversas possibilidades. Quer descobrir todas elas? Leia a matéria completa clicando aqui!
Redação Emcomjunto