GESTÃO DE CAMPANHAS
Por definição genérica, uma campanha é um conjunto de esforços, de diferentes ações, coordenadas e orientadas para atingir metas e alcançar um objetivo em um prazo determinado ou para uma construção perpétua. Em uma campanha de marketing, as ações costumam ter como principais metas e objetivos o posicionamento da marca, uma ideia, promoção de vendas e resultados, captação de leads, o lançamento de um produto, um serviço, estimular relacionamento, etc.
Para proporcionar ganhos de escala e criar condições complementares a todo produção de conteúdo (solução inclusa em nossos pacotes de “Assessoria”), a Emcomjunto adota uma concepção de Gestão de Campanhas diretamente associada à intenção do seu cliente em atuar como ANUNCIANTE, com disposição e orçamento para compra de mídia dentro adequada a sua realidade, planejamento e objetivos.
Podemos gerenciar as suas campanhas de marketing de diferentes formas e por diferentes meios de comunicação para gerar resultados, sendo eles:
- Meios digitais (online): com estratégias de Inbound, Outbound ou prospecção ativa e táticas de Gestão de Tráfego Pago, Gestão do Tráfego Orgânico e/ou Marketing de influência, combinados com solução de automação de marketing e CRM;
- Meios físicos (offline): em diversas perspectivas de mídia externa (OOH), mídia indoor, rádio, parcerias estratégicas, suporte em eventos, endomarketing, anúncios impressos, revistas, malas diretas, panfletagem, etc.;
- Integradas (on + off): combinado a mesma linguagem por ambos os meios físicos e digitais.
Nosso papel é gerenciar todo este processo partindo de um estudo diagnóstico do mercado, do público e da concorrência, elaborar um planejamento estratégico e tático com definição de metas, selecionar e negociar a compra de mídia, definindo formatos e ações, criar segmentações, anúncios e todas as peças necessárias para garantir uma execução perfeita da campanha.
Por fim, o trabalho de análise e ajuste frequente é parte fundamental para garantir que todos os meios, ações, anúncios e peças complementares sigam um mesmo planejamento, cada qual com suas características e metas específicas, conduzindo o projeto para o objetivo e resultado final que se deseja atingir.
Confira abaixo detalhadamente as etapas que seguimos para gerenciar quaisquer tipos de campanhas:
1 - Planejamento:
- Definição de prazos, objetivos e metas por indicadores;
- Análise do público-alvo e personas;
- Análise de referências e concorrência;
- Escolha e combinação de estratégias, canais e pilotos;
- Definição da mensagem e identidade visual;
- Compra de mídia e Gestão de orçamento;
2 - Execução:
- Setup de campanhas em plataformas online e em canais offline;
- Criação de segmentações;
- Definição de criativos;
- Criação de iscas;
- Criações de Landing pages;
- Criação de fluxos, nutrição e programação de disparo de e-mails marketing;
3 - Análise:
- Acompanhamento diário com metas e ajustes semanais;
- Relatórios mensais com detalhamento por campanha e por canal;
- Reunião para análise conjunta dos resultados;
4 - Ajustes:
- Revisão de estratégia;
- Revisão das segmentações;
- Revisão da mensagem e identidade visual;
- Revisão de canais;
- Revisão do orçamento;
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Como contabilizamos a Gestão de Campanhas?
É bem simples! Para cada objetivo contabilizaremos uma campanha e, desta maneira, valorizaremos o nosso atendimento. Com exemplos práticos fica bem fácil essa compreensão: uma campanha para promover o Dia das Mães, outra para lançar um novo produto ou serviço, outra campanha pra informar uma nova promoção são exemplos de 3 campanhas diferentes. Enquanto estas campanhas estiverem ativas e sendo gerenciadas por nós, elas serão consideradas.
Ok, contabilizamos campanhas com base em objetivos. Agora como é cobrado 1 (uma) campanha?
O primeiro passo para responder essa pergunta é a compreensão da sua necessidade, do seu briefing. Com base no seu caso, iremos propor pacotes de soluções Digitais, Físicas ou Integradas para o seu projeto. Então, após definir o tipo de campanha (1° passo) que iremos gerenciar evoluímos para a definição da complexidade que será gerenciada com base no número de mídias simultâneas (2°passo), no volume e formato dos criativos (3°passo) para os anúncios (gráfica, fotográfico, animada ou vídeo, por exemplo) e por fim, (4°passo) iremos controlar, acompanhar e se relacionar com leads por meio de um sistema de automação de marketing e CRM ? Se sim, isso também irá gerar um valor adicional.
- Meios digitais (online):
- Gestão de Tráfego Pago:
- Google Ads: com variação para Rede de pesquisa, Rede de Display, Shopping e YouTube;
- Social Ads: com variação de Facebook/Instagram Ads, Influenciadores (com suporte na seleção, gestão de relacionamento e produção de ações e conteúdos) e LinkedIn Ads;
- Anúncios em Portais especializados, Mídia Programática, Native Ads e Divulgadores de Notícias;
- Gestão do Tráfego Orgânico
- Otimização técnica;
- Otimização On-Page com conteúdo de acordo com estratégia;
- Otimização Off-Page com base em parcerias e publieditoriais;
- Gestão de Tráfego Pago:
- Meios físicos (offline): pode variar de acordo com a seleção de suporte em mídia externa (OOH), mídia indoor, parcerias estratégicas, suporte em eventos, endomarketing, anúncios impressos, malas diretas, panfletagem, etc;
- Integradas (on + off): pacotes mais completos que combinam as soluções on e offline anteriormente mencionadas;
Além destes principais grupos, podemos incluir em nossas soluções a gestão de campanhas com suporte de Assessorias de Imprensa e até compra de Anúncios e Merchadising televisivo.
- Automação de Marketing e CRM:
Somos parceiros Silver da RD Station e RD CRM e recomendamos a utilização deste sistema como forma de automação integrada dos processos de marketing e comercial, e ainda como forte aliado para mensurar indicadores de desempenho. Tal sistema oferece facilidades de centralizar todos os contatos, criação de fluxos inteligentes e segmentados de atendimento de clientes e vendas, comunicação e-mail marketing com regras e segmentações, além da possibilidade de controlar todos indicadores fundamentais para se calcular o ROI (retorno operacional do investimento) das ações realizadas.
O período de contratação é de 6 meses, prazo esse que consideramos o mais curto possível para a entrega de quaisquer resultados sólidos com ganhos de aprendizado para sua empresa.
Para obter o melhor desempenho de sua campanha não deixe de associar ela sempre a uma produção de conteúdo frequente e consistente! A Emcomjunto possui pacotes completos de “Assessoria de Marketing” combinados com Gestão de Campanhas entre outros serviços, como a gestão de websites e produção “3D, fotográfica e audiovisual”, clique aqui e confira.