CASES EM CONSTRUÇÃO CIVIL E IMOBILIÁRIAS

A área da construção civil e o setor imobiliário necessitam de um planejamento estratégico e integrado que contemple soluções online e offline para que a meta de vendas ou locação dos empreendimentos e imóveis seja alcançada pela equipe de vendas dentro dos prazos estabelecidos. E, para assessorar neste processo, precisamos estabelecer um processo que gere, qualifique e se relacione com leads e contatos comerciais com potencial interesse. 

Há uma série de soluções disponíveis que podem ser implantadas para alcançar os objetivos de uma construtora ou de uma imobiliária, mas gostaríamos de destacar aquele que consideramos o primeiro passo, a construção da sua marca e a apresentação dos seus produtos e empreendimentos. Construir uma marca de credibilidade, com reconhecimento e apresentar seu produto com fotos, vídeos, tours e projeções 3D  que materializem um sonho em todas suas peças de comunicação impressas e digitais é ponto essencial do projeto.  

Os passos seguintes que identificamos como fundamentais são: a criação de um fluxo de captura de leads; o conhecimento da jornada dos leads e criar segmentações através dessa compreensão; se relacionar com os leads de maneira segmentada, com ativações e recall em processos de automação de marketing e uso de softwares de CRM e equilibrar volume de leads versus a qualidade dos leads para impactar diretamente em vendas.

A seguir, conheça um breve resumo sobre a atuação da Emcomjunto na área, as diversas soluções que recomendamos e os principais cases e aprendizados que obtivemos ao longo da nossa história.

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A assessoria é a nossa principal e mais completa solução para empresas e organizações da área da Construção Civil, como Construtoras, Incorporadoras, Imobiliárias ou prestadores de serviços do segmento. Através dela construímos nossos principais cases atendendo a Ecco Braz, J&R Incorp, Total Consultoria Imobiliária, Vitiello & Romano, Ágil Soluções em Documentações Imobiliária, além de antigos clientes, como a Casari Imóveis.

Trata-se do nosso produto de inteligência, que possui um compilado de todas soluções que podem ser implementadas, a depender dos objetivos da sua empresa, para posicionar a sua marca e gerar vendas para o seu negócio. Através dele, você terá a contribuição completa do nosso time de profissionais para entender, imergir e realizar um diagnóstico da sua imagem, presença online e offline e do status do seu processo comercial frente ao cenário atual.

Os indicadores representados na imagem acima são os resultados finais de uma combinação de estratégias executadas ao longo de mais de 4 anos de atuação e muito estudo da jornada do comprador e das boas práticas do segmento com relação ao marketing, às vendas, gestão de tráfego, produção de conteúdo original e gestão de relacionamento com clientes. Assim, conquistamos espaço e a confiança de gerenciar de maneira consultiva e criativa para nossos clientes o investimento de mais de R$ 82 mil nos últimos 18 meses em anúncios digitais e mais de R$ 45 mil em ações offline, que geraram mais de 7 milhões de impressões segmentadas, mais de 48 mil cliques, 30 mil interações, mais de 1.500 leads e uma participação efetiva no fechamento de mais de 350 vendas, locações e captações. 

Explicaremos mais um pouco sobre as etapas e os resultados decorrentes da nossa Assessoria em Marketing e Gestão Comercial a partir da apresentação de alguns casos de sucesso que conquistamos para exemplificar os 5 passos fundamentais de marketing para Construção Civil e Imobiliárias que mencionamos no começo desta página.

#PosicionamentoDeMarca #Qualidade #Tradição #Reconhecimento #Alcance #Credibilidade  – Uma construtora com a tradição e qualidade da Ecco Braz precisa ter um posicionamento de marca que representa a sua grandeza e compromisso com uma entrega de excelência para seu cliente. Para comunicar este posicionamento para o mercado revisamos inicialmente toda a identidade visual da empresa on e offline, reformulamos a estrutura e layout do site, além de planejarmos uma sequência de criação de conteúdos originais das mais diversas naturezas como, por exemplo, conteúdo audiovisual institucionais e informativos, focamos na produção de conteúdos com maior densidade para Blog, criação de eBooks informativos gratuitos, utilizamos de anúncios em Facebook Ads e Google Ads para gerar reconhecimento da marca, interação, opiniões positivas, alcance e fluxo de tráfego para o site. 

#ApresentaçãoDosProdutos #Interatividade #Inovação – Os recursos tradicionais para a venda de um empreendimento devem ser utilizados em conjunto com as inovações que a tecnologia nos oferece. É desta forma que a J&R Incorp atua, utilizando o melhor dos mundos através de um stand de vendas com decorado incrível e novas formas digitais e dinâmicas de apresentar o produto para o seu público, como através de sistemas de navegação 360º que proporcionam aos interessados a sensação de estarem de fato dentro do apartamento decorado do empreendimento em construção. Mesmo que seu projeto não possua uma unidade decorada, podemos criar soluções realistas com ambientes projetados em vistas 3D que permitem também interação, como você pode conferir neste simulador criado para a empresa Vitiello & Romano, Tudo isso associado a uma produção fotográfica e audiovisual de alta performance com pessoalidade, humanização e um tour 3D super dinâmico proporciona opções incríveis e cruciais nos dias atuais para trabalhar conteúdos e campanhas de anúncios que gerem vendas. 

#PlanejamentoDeCampanhas #ProduçãoDeConteúdo #CriativosParaAnúncios #CaptaçãoDeLeads – Com uma marca bem posicionada e imagens e vídeos de alta qualidade do seus produtos, precisamos desenhar junto ao nosso time de Gestão de Tráfego e Conversão um Plano de Campanha, uma estratégia para se comunicar e conectar com o público-alvo nos diferentes estágios da jornada de compra. O objetivo neste momento é criar um fluxo ativo de captação de leads, contatos com potencial para comprar ou locar os produtos do seu portfólio. O primeiro desafio é captar um volume adequado de leads para o plano de vendas, que inclui uma meta de prazo definida para se vender/locar e o volume de produtos/unidades para serem vendidos ou locados, testando quais canais e estratégias trazem mais volume e qualidade. Compreendemos que a qualidade é uma métrica que parte do contato mais frio, aquele que talvez nem te atenda uma ligação ou retorne uma mensagem, até o mais quente, que é aquele que está pronto, no momento certo de fechar negócio. 

Para ilustrar isso, apresentaremos alguns cases de diferentes estratégias de conteúdo para captar leads do segmento de Construção Civil e Imobiliárias em diferentes estágios:

  • eBooks – Os eBooks consistem em uma estratégia que pode incluir desde estágios iniciais até intermediários do processo de jornada de compra de acordo com o tema escolhido e sem a apresentação direta de produtos. Você pode conferir alguns exemplos de conteúdos criados pela nossa equipe clicando nos links abaixo e preenchendo os formulários:
  1. Ecco Braz – eBook Casa Verde e Amarela
  2. Ecco Braz – eBook 7 Dicas para Investir em Imóveis Comerciais
  3. Ecco Braz – eBook Dicas Técnicas para Avaliar um Imóvel
  4. Total Consultoria Imobiliária – Dicas de Fotografia para Anúncios de Imóveis
  • Apresentação de produtos – Essas apresentações podem ser realizadas em diferentes canais e com ênfases distintas como, por exemplo, destacando pontos do empreendimento, tais como áreas privativas, áreas comuns e localização, por meio de anúncios com formulários para estágios iniciais e anúncios de conversão para estágios intermediários, que direcionarão para Landing Pages informativas e completas. Confira alguns exemplos clicando nos links abaixo:
  1. Ecco Braz – Landing Page do Lançamento Edifício Creta
  2. J&R Incorp – Landing Page do Lançamento Edifício Euro
  3. Vitiello & Romano – Landing Page das Lâminas VRtek
  4. Ecco Braz – Landing Page do Pré-Lançamento Edifício Galápagos
  5. J&R Incorp – Anúncio de divulgação do Edifício Euro
  6. Ecco Braz – Anúncio de divulgação do Edifício Maiorca
  • Simulações de financiamento – Estratégias direcionadas para pessoas que já se encontram em estágios intermediários e/ou finais do processo de compra de um imóvel. Para isso, é possível trabalhar com anúncios e Landing Pages que direcionem o público para realizar a simulação do seu financiamento com a equipe da empresa. Confira algumas opções clicando nos links abaixo:
  1. Ecco Braz – Landing Page para Simulador de Financiamento
  2. J&R Incorp – Landing Page para Simulador de Financiamento
  • Anúncios em portais imobiliários – Assim como o item descrito anteriormente, esses anúncios também correspondem aos estágios intermediários e finais e representam alguns benefícios próprios, como banners para captação de leads e anúncios dos empreendimentos em destaque. A Emcomjunto é parceira e possui atendimento exclusivo junto ao Grupo Zap OLX Brasil, proporcionando aos nossos clientes mais um diferencial nos serviços prestados.

#Segmentação #Relacionamento #Qualificação #Equilíbrio – Cada lead conquistado na etapa anterior precisa ser cuidadosamente avaliado em uma análise combinada entre seu time de vendas e sua interação com o Marketing dentro de uma perspectiva qualitativa e quantitativa. O objetivo disso é simples: criar uma segmentação com comunicação e ações adequadas para cada grupo. Assim, os leads em estágios iniciais do processo de compra podem receber informações auxiliares e complementares para que o seu empreendimento seja lembrado e considerados no processo de compra final, enquanto leads mais quentes, perto de realizar uma ação, podem receber uma abordagem comercial, simulações, propostas e promoções. 

Para isso, recomendamos o uso da tecnologia, com a adoção de ferramenta de Automação de Marketing (RD Station) e CRM para criarmos um banco de dados com inteligência sobre cada contato realizado. Informação é crucial para as vendas atuais e futuras e essas ferramentas permitem a compilação agrupada de todos os contatos com a mensuração de todas as principais conversões (interações importantes) com nossas mensagens e ações para criarmos um score, com critério de qualificação claro.  Com base nas ações e “nota” de cada lead, podemos enviá-lo para um fluxo de vendas como uma “Oportunidade” para o atendimento comercial via software de CRM ou, ainda, podemos mantê-lo em um fluxo de nutrição, de relacionamento, para que ele aos poucos atinja a maturidade ou seja considerado apenas parte do banco de dados para ações futuras.

Como destacar esses exemplos na prática?

  • E-mail marketing com diferentes propósitos – E-mails informativos e de ajuda para ensinar os compradores sobre o processo de compra e institucionais para demonstrar a credibilidade da empresa, provas sociais, estágios da obra, entre outros fatores que impactem positivamente no processo de compra ou e-mails de maior urgência para potenciais compradores, como promoções de indicação, simulações de financiamento, divulgação de últimas unidades, etc.

Como avaliar a qualificação através dos e-mails?  Aberturas recorrentes, cliques e novas conversões em diferentes eventos são excelente métricas de interesse.

  • Gestão de tráfego para qualificação – Ação que busca manter um equilíbrio entre o volume de captação de leads em estágios iniciais razoáveis, mas que foca seus esforços em conversões qualificadas de leads quentes em estágios finais, próximos da decisão de compra.

    Para executar anúncios de qualificação, reduzimos os investimentos em mídias com as menores taxas de qualificação e os anúncios em públicos frios e formulários mais rasos destas mídias e investimos mais em ações de enriquecimento do pixel com base em tráfego (estimulado por SEO, Google pesquisa e display, portais imobiliários, mídia programática, anúncios nativos, entre outros), construção de públicos personalizados (baseados em mailing, campanhas de visualização de vídeo, tráfego e engajamento) e campanhas de Remarketing. Tudo para garantir que o lead passe por mais etapas e tenha mais informação para o momento de conversão, no qual o formulário também será mais denso e apresentado com mensagens dirigidas para a abertura de um atendimento de venda.

Além de todas as conquistas que obtivemos ao lado dos nossos clientes ao longo do tempo, agora, em 2021, enfrentaremos novos desafios, que incluirão anúncios simultâneos de 4 empreendimentos, somando mais de 420 unidades de apartamentos a serem vendidos ao lado da Ecco Braz, além da qualificação de toda a base de leads obtida para a J&R Incorp para que concluamos as vendas do Edifício Euro dentro do prazo e da verba de marketing pré-definidos, da captação de leads para locação e venda dos mais de 500 imóveis presentes no portfólio da Total Consultoria Imobiliária e estabelecer uma comunicação assertiva com corretores e público-alvo da Ágil Documentação.

Quer conhecer mais sobre nossa Assessoria? Acesse a nossa página clicando aqui e entre em contato.

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O desenvolvimento e gestão web possibilita uma série de soluções distintas para as empresas que atuam no segmento. Em geral, o website é como o PDV, a sede de sua empresa no mundo digital, e sua construção é fundamental para a sua formação de marca e sucesso em vendas pelo meio online. Nossa experiência em Desenvolvimento e Gestão Web para o segmento da Construção Civil impacta em uma série de boas práticas aplicadas nos cases acima, que vão desde a concepção do layout até o posicionamento de produtos, botões e formulários de conversão para melhorar a experiência do usuário.

Especificamente em gestão de websites, podemos realizar todas as atualizações necessárias de conteúdo, desde banners até textos, a manutenção e segurança básica, além de realizar melhorias contínuas para obter melhores indicadores de velocidade, adequação ao mobile e otimização para os mecanismos de busca (SEO) para que o site fique com um melhor posicionamento nas ferramentas de busca e, consequentemente, gere mais tráfego orgânico e conversões para si.

É imprescindível trabalhar com conteúdos de profundidade e relevância para Blog, assim como fazemos com o Blog da Ecco Braz, Blog da Total, Blog da J&R Incorp e Blog da Ágil. Como resultado dessas melhorias e otimizações, buscamos entregar websites que proporcionem uma experiência expositiva para os seus usuários, com layouts que remetam à identidade visual da marca e atraiam possíveis conversões.

Todos esses esforços combinados possibilitaram que o site da Ecco Braz atingisse cerca de 3 MIL USUÁRIOS por mês, sendo que MAIS DE 50% desse tráfego provinha de redes sociais e organicamente.

Lista de serviços em Desenvolvimento e gestão de website:

Seja para a divulgação de um lançamento com decorado ou não, possuímos soluções que serão fiéis ao seu projeto e que farão com que o seus clientes desejem comprar com a sua empresa.

Através da prototipação 3D ou digitalização do decorado, é possível criar imagens, interatividade e sensações que são fundamentais para a captação de novos leads e auxiliar a sua equipe comercial no processo de vendas, assim como pode ser visto nas imagens acima.

O 3D, por sinal, é um recurso que está em alta entre as tendências da área e que pode ser decisivo no processo de compra de um produto ou imóvel, já que proporciona uma proximidade material com o sonho do seu cliente, como é o caso do Simulador da Vitiello & Romano, a Visita 360º do Edifício Euro e o vídeo 3D do Residencial Manacá

Além de produções audiovisuais comerciais e para a divulgação de empreendimentos, como no caso do vídeo que você pode assistir ao clicar aqui, é possível trabalhar com uma grande variedade de vídeos que apresentam finalidades distintas como, por exemplo, para serem utilizados nas redes sociais e em campanhas com o objetivo de trazer mais pessoalidade para a sua marca, como você pode checar clicando aqui, apresentá-la para o público e parceiros, como pode ser visto clicando aqui.

Por falar em campanhas, os vídeos se caracterizam como um excelente formato para os criativos, uma vez que são produções que gerar mais atratividade. Por isso, é possível utilizá-los como ferramenta de estratégia para a qualificação de leads, já que possibilitam que mensuremos as pessoas que entregam o seu bem mais preciosos, o tempo. Por meio de criativos compostos por vídeos, podemos medir quem o assistiu por completo ou parcialmente (75%, 50%, etc.) e utilizar essas informações para trabalhar com públicos personalizados.

Todos os recursos audiovisuais e 3D que mencionamos até aqui, inclusive, podem ser utilizados em paralelo às estratégias offline, sendo utilizados como ferramentas de auxílio para vendas através de telas com touchscreen nas quais os seus clientes possam navegar com maior imersão.

Lista de serviços em Audiovisual:

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Apesar do crescimento e da popularização dos meios digitais, a integração entre estratégias online e offline é primordial para o segmento da construção civil.

Isso porque algumas mídias como, por exemplo, gravatas de prédio e os outdoors continuam sendo elementos de grande alcance, credibilidade e destaque, assim como os flyers, livretos e catálogos têm a capacidade de impactar de maneira diferente e complementar.

Quando adotadas com uma estratégia as guiando, essas duas soluções, além das demais, podem trazer resultados satisfatórios.

Acima, você pode checar algumas das criações que já produzimos para os nossos clientes na parte de impressos, aplicações da marca e comunicação visual. E, para exemplificar, apresentaremos o nosso mais recente caso de sucesso em uma estratégia integrada:

#Integração #Online #Offline – Tradição e modernidade são dois dos principais pilares da Vitiello & Romano, que recentemente desenvolveu com a Emcomjunto um Simulador para Lâminas Sinterizadas VRtek, um recurso interativo de grande importância para a sua área de atuação, já que possibilita uma prévia de como ficará a combinação de diferentes pedras em um mesmo ambiente. Em paralelo a isso, desenvolvemos um catálogo digital e físico da marca VRtek (cheque o catálogo digital clicando aqui) e conteúdos para as suas redes sociais. 

Além das simulações de comunicação visual, seja em 2D ou 3D, também assessoramos no processo de impressão dos materiais, realizando orçamentos com parceiras que certamente entregarão impressos e aplicações de altíssima qualidade para que a sua ação promocional tenha a qualidade que merece.

Lista de serviços em Impressos e aplicações:

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Um aspecto fundamental do segmento é criar marcas que representem o posicionamento de mercado que desejam expressar, com seus diferenciais e propostas de missão, visão e valores.

Portanto, apresentar e promover ideias e estilos que se comuniquem com esses elementos que formam a essência da sua empresa é algo que precisa estar bem alinhado com o nome do seu empreendimento e a comunicação visual dele.

O time da Emcomjunto realiza uma pesquisa completa para compreender os principais signos e símbolos do segmento e propor um conceito que esteja alinhado à área, mas que diferencie a sua empresa dos demais concorrentes diretos e/ou indiretos.

As ações mencionadas acima são fundamentais para que todas as estratégias de marketing funcionem perfeitamente e para que você faça um ótimo lançamento, pois o conjunto desses fatores proporcionará uma identificação dos clientes com a sua marca, e consequentemente, um relacionamento com as pessoas que você deseja atrair. 

Acima, você pode acompanhar alguns dos projetos em Naming e Branding que realizamos para os nossos clientes.

Lista de serviços em Naming e Branding:

Gostou dos nossos projetos e das soluções que podemos oferecer? 

Nosso trabalho presume aplicação de inteligência e estratégia para gerar resultados com o uso dos mais diversos recursos. Para lhe transmitir um pouco do nosso conhecimento obtido nestes anos, listamos resumidamente os fatores críticos de sucesso em comunicação e marketing para construção civil e imobiliárias que aprendemos.  

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM CONSTRUÇÃO CIVIL E IMOBILIÁRIAS

1. Pesquisa de mercado, definição de alvos e personas

Conhecer o mercado, a oferta, seus concorrentes diretos e indiretos, os diferenciais ofertados, os preços praticados, as características, o perfil e a personalidade do público-alvo e da região são passos fundamentais para você elaborar a tipologia do seu empreendimento ou da forma como você selecionará os produtos para compor sua carteira de empreendimentos para venda e/ou locação. 

Uma boa concepção de oferta é fundamental para um plano de vendas de sucesso.

2. Estabelecimento de investimentos, destaques, prazos e metas

Comece com um plano de vendas. É imprescindível que o processo de vendas do seu negócio leve em consideração metas realistas, definindo investimentos, os principais produtos, seus diferenciais, os alvos e o prazo estipulado para a sua conclusão. Baseie-se sempre em dados, você pode utilizar seus registros internos e/ou comprar análises como o Estudo de Mercado do Data Zap, por exemplo.

3. Estratégias de vendas offline e online

É preciso conhecer as diferentes estratégias complementares que podem ser adotadas para que o objetivo final seja alcançado, ou seja, diversificar as mídias de divulgação a partir de um planejamento. 

Os recursos online chegaram para complementar as tradicionais ações realizadas no meio offline. Sendo assim, trabalhar simultaneamente com ambas as formas é a ideal para ampliar os resultados obtidos pela sua empresa.

4. Automação dos processos

Informação é o bem mais valioso da era moderna. Você e a sua equipe de vendas precisam estar preparados para coletar dados, tratá-los e analisá-los com frequência. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, novos recursos foram criados para auxiliar a equipe comercial na realização de vendas. Essas ferramentas são de fundamental importância para a qualificação do lead, para a otimização de anúncios, redução de gastos e também para realizar a organização do processo de atendimento entre os corretores.

5. Captação, gestão, relacionamento e qualificação dos leads

O processo de compra de um imóvel é, como bem mencionamos anteriormente, mais complexo que de outros produtos e, naturalmente, é um tema que gera dúvidas nas pessoas, seja na parte de financiamento ou demais.

Marketing e vendas devem estar aptos a se comunicar, se relacionar e abordar ativamente leads que estejam nas diferentes etapas do processo de compra. Isso valorizará sua marca e com certeza o fará ser considerado no momento de decisão.

6. Integração das partes em um todo

A integração é a chave para o sucesso! Todos pontos mencionados acima, além de outros tão importantes quanto, precisam fazer parte de um plano estratégico.

Integrar fontes próprias e terceiras como portais, canais on e offline, e a concepção do projeto com marketing e vendas são pontos fundamentais para construir um patrimônio próprio de dados e informação que contribuirão para vendas atuais e futuras, além de impactar positivamente a imagem da sua marca.

Conte com o suporte de uma parceira que tenha experiência e resultados comprovados na área, conheça as suas especificidades e tenha soluções adequadas e personalizadas para cada necessidade, além de oferecer métodos métodos ágeis para a gestão do projeto e atendimento do cliente e se envolver profunda e verdadeiramente com as etapas do trabalho.

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