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Metaverso e tendências do futuro na comunicação digital

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Tratado com frequência em filmes de ficção científica, o metaverso está se tornando cada vez mais uma realidade possível e, com isso, deve gerar uma nova transformação social, com possibilidades diversas, inclusive para o marketing.

Mas afinal, o que é o Metaverso?

O metaverso é um universo digital, no qual as pessoas poderão acessar por meio do uso de óculos de realidade virtual (VR) e outros equipamentos que possam beneficiar a imersão neste ambiente totalmente digitalizado.

Desde 2021, o metaverso se tornou um dos termos mais procurados nas plataformas de busca, principalmente após o anúncio de Mark Zuckerberg da mudança do nome da sua empresa para Meta, assim como uma pequena pílula divulgada de como poderia ser esse mundo digital.

Isso, associado com o crescente interesse e visibilidade das criptomoedas, alavancado principalmente pela popularização da Bitcoin e Ethereum, duas das criptomoedas mais famosas e valorizadas do mercado mundial, gerou um buzz mundial sobre qual o potencial do metaverso e como ele pode impactar as nossas vidas.

Junto à popularização dessas moedas e o surgimento de outras, uma nova tendência surgiu em termos de digitalização de ativos e bens, os NFT.

Porém, o metaverso não é de fato uma novidade, mas sim o desenvolvimento de um processo que já estava em curso, principalmente através dos jogos, de criação de um universo digital interativo que simule a realidade como a conhecemos. No início dos anos 2000, uma das maiores sensações dos jogos digitais online já apresentavam sinais do desenvolvimento de um metaverso, como é o caso de Second Life, que se tornou tema de documentários sobre o impacto causado na vida das pessoas que o jogavam, Habbo Hotel, que foi febre no Brasil e no mundo, e mais recentemente o GTA Online, que se tornou uma febre tão grande que continua sendo uma das maiores receitas da Rockstar desde o seu lançamento, em 2013.

Mesmo as redes sociais, aqui fazendo uma menção honrosa às que eu fiz parte, como o Orkut, MySpace, Instagram, Facebook e LinkedIn, fazem parte dessa história e da concretização do que virá a ser o metaverso.

O que são os NFTs?

Sigla em inglês para token não-fungível, significa representações digitais únicas de qualquer coisa.

Os NFTs podem ser basicamente qualquer coisa, desde um token que é utilizado para ter acesso a um jogo digital, uma obra de arte digital, um terreno digital ou uma vestimenta feita pela Adidas ou pela Nike para o seu avatar no metaverso.

Basicamente, estamos falando de um título de posse digital, que somente você possuirá e terá o direito de vender, em um movimento similar ao que já conhecemos no mundo real, com direito a valorização e desvalorização e por aí vai.

Para entender sobre o universo de oportunidades que o metaverso poderá oferecer para nós no futuro, é preciso compreender que os NFTs não são somente um “jpeg.”, uma imagem que podemos clicar com o botão direito do mouse, salvar em nosso computador e considerá-la nossa posse.

Todo o processo de validação de um NFT ocorre por meio do blockchain, que consiste em uma validação múltipla daquele item em específico, como se fosse uma espécie de “certificado de compra”, “título de propriedade” ou algum outro documento que assegure que você é detentor daquele token.

O que o Metaverso tem a ver com o marketing e com a publicidade?

Todos os tópicos abordados até aqui precisaram ser desenvolvidos para que possamos compreender as possibilidades que o metaverso gerarão às pessoas e, consequentemente, ao marketing.

Como o próprio nome sugere, estamos falando de um “novo universo”, que simulará através da realidade virtual e aumentada, todas as situações da nossa vida real.

Por todas as situações da vida real, quero dizer todas mesmo. Uma das possibilidades que o metaverso poderá oferecer às pessoas é a realização de shows exclusivos em um ambiente digital, como o famoso show de Travis Scott em um evento de Fortnite, um dos jogos mais populares da atualidade.

Porém, para ter acesso a esses shows, será preciso trabalhar com ativos digitais, como as criptomoedas e os NFTs, que servirão como moeda para consumir ou comprar as experiências oferecidas neste universo, bem como também como ingressos para acessá-las.

Em vista disso, um campo gigantesco de oportunidades se abre ao marketing, que assim como os jogos, também passou por um processo de transformação gradual para o digital.

Hoje, as plataformas que utilizamos são um campo fértil para conectar uma pessoa ao produto e/ou serviço que deseja ou precisa. Com o metaverso, não será diferente.

Através dele, será possível realizar anúncios diversos de produtos ou serviços para as pessoas, tal qual somos impactados na vida real e digital da atualidade, seja nas ruas ou nos websites que navegamos.

Esse universo digital está em plena ebulição, sendo o foco e a prioridade de diferentes empresas que já compreenderam o seu potencial, não apenas de impacto na vida psicossocial das pessoas, mas também de gerar receitas.

Assim como a Corrida do Ouro no Brasil vivida séculos atrás, estamos em um momento determinante da evolução, atrás de um ouro que não pode ser colocado em uma balança e não pode ser visto a olhos nus, mas que tem um valor imensurável e o poder de transformar as relações como conhecemos atualmente.

Henrique Moretti

Gestor de Projetos da Emcomjunto

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