Últimas:

Comunicação, assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo

Autor:

Em um mundo cada vez mais conectado e repleto de informações que aparecem e desaparecem em um piscar de olhos, muitos se perguntam como é possível conquistar destaque para sua marca dentro de um ambiente competitivo como o digital. Antigamente, a assessoria de imprensa parecia o único caminho dentro da comunicação para posicionar o seu cliente em destaque dentro das mais diversas mídias – e, principalmente, na mídia offline.

Mas, e agora? Como ter uma gestão de marca eficiente em um mundo digital? A assessoria dá conta do recado?

A resposta para essas perguntas não é fácil e nem simples. É claro que a assessoria de imprensa ainda tem um papel extremamente importante nas relações de empresas com profissionais da mídia, mas, naturalmente, é preciso ir além. E é aqui que o marketing digital está inserido.

Hoje, assessoria de imprensa e marketing digital precisam se tornar sinônimos para uma estratégia bem definida. O segmento é responsável não só pelo relacionamento, mas também por técnicas como o trabalho com SEO, marketing de conteúdo e estratégias utilizando influencers. Isso tudo impacta o gerenciamento da marca nas redes sociais e fazem parte de um fluxo que deve ser único.

E a palavra-chave disso tudo é credibilidade. Para além da publicidade, o trabalho da assessoria de imprensa é o de divulgar a sua empresa em canais de credibilidade. Enquanto na publicidade você fala bem sobre si mesmo, com a assessoria você tem a abertura para que outras pessoas falem sobre aquilo que você está fazendo.

De maneira simples e reduzida, a assessoria identifica os diferenciais da sua empresa e que podem interessar o público, e cria um material de divulgação completo para enviar ao jornalista. Se a opinião do jornalista for a de que o conteúdo é interessante para o veículo, ele publicará uma matéria sobre aquilo. Antes, isso bastava. Ter uma matéria veiculada na Folha de S. Paulo ou na Veja já era o suficiente para tornar uma divulgação interessante.

Hoje, o Google transformou isso em uma estratégia para se ganhar mais visibilidade a partir do SEO e não para por aí. Quando falei de credibilidade alguns parágrafos acima, não foi por acaso. Um bom posicionamento em ferramentas como essa gera mais interesse, confiabilidade e credibilidade. Aproveite o alcance e relevância desses canais para fortalecer a presença digital da sua marca.

E tudo isso só é possível se estiver aliado ao marketing de conteúdo. Porque se você construir materiais que apenas falem de si mesmo, isso se tornará mera publicidade. Um press release, de qualquer tipo, deve sim estar alinhado com a sua estratégia de conteúdo. Ele também é combustível do inbound marketing e deve buscar se tornar uma maneira de fazer com que as pessoas respeitem a sua marca, se identifiquem e a tenham como referência.

Tudo isso, no futuro, fará com que elas se tornem clientes como parte final dessa jornada.

Por isso, temos que procurar criar PRs ainda mais criativos, inteligentes e segmentados. Se além de conteúdos relevantes (marketing de conteúdo), o seu cliente estiver bem posicionado na mídia (assessoria de imprensa) a partir de porta-vozes e novidades da empresa com apelo tanto para clientes como para o próprio jornalista, o poder da marca só cresce. E aquela credibilidade – que tanto mencionei acima – passa a gerar confiança de um público que antes nem conhecia o seu cliente.

Ivens Gabriel Zanetti

Gestor de Conteúdo da Emcomjunto